segunda-feira, 20 de abril de 2009

Homem Cavalo & Sociedade Anônima de volta no Arsenal da Esperança.


Imperdível!

Peça da Cia. Estável levanta discussão sobre trabalho, moradia e
consumo. O espetáculo voltou em cartaz em abril e fica em cartaz até o dia 31 de maio no Arsenal da Esperança. Em setembro se apresenta no FILTE (Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia).

Uma casa de acolhida para homens em situação de rua é o ponto de partida para o espetáculo Homem Cavalo & Sociedade Anônima, novo espetáculo da Cia. Estável de Teatro, que reestreiou no dia 04 de abril, às 20h, no Arsenal da Esperança, com direção de Andressa Ferrarezi. A temporada se estende até o dia 31 de maio, sempre aos sábados e domingos no mesmo horário, dentro de uma Casa de Acolhida localizada no Brás (hospedaria de imigrantes construída em 1886 para abrigar os recém chegados a São Paulo), local onde o coletivo realiza uma pesquisa há mais de dois anos, dentro do projeto Vagar não é preciso, contemplado pela Lei Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo. O ingresso é a doação de 1 kg de alimento não perecível.

O espetáculo apresenta um cruzamento de situações sobre trabalho, moradia e consumo, costurado pela fábula de um homem animalizado e explorado em seus esforços por sobrevivência, como metáfora das impossibilidades, ilusões e contradições estampadas em nosso cotidiano. Inserida no dia-a-dia de cerca de 1150 homens marcados por essa realidade, a Cia Estável abre espaço para uma troca enriquecedora e se deixa contaminar completamente pelo espaço que ocupa.

A peça é considerada uma polifonia, uma construção em multiplicidade e diversidade. Funções como direção, direção musical e criação de figurinos são assumidas pelos próprios integrantes do grupo, assim como a dramaturgia é coletiva – supervisionada pelo dramaturgo Cássio Pires. “Para nós, este é um momento de grande importância, pois materializa nossa pesquisa, dá corpo a uma nova organização de trabalho dentro deste coletivo, responde a estímulos poéticos e metafóricos com história e realidade”, ressalta Andressa Ferrarezi, que assina a direção do espetáculo. “Além disso, podemos aprimorar processos técnicos de criação e linguagem e inaugurar outros novos, coroar criações para nortear nosso vagar impreciso”, completa o ator e diretor musical Osvaldo Hortencio.

Ao abrir o grande portão do Arsenal da Esperança, o público se insere em um universo bastante particular ao acompanhar a peça que se passa ao ar livre. Pelas ruazinhas que cortam o grande conjunto de prédios construído em 1886, a platéia acompanha uma espécie de cortejo e algumas cenas antes de chegar ao espaço cênico onde o espetáculo se desenrola. Neste ponto, acomodadas em arquibancadas, as pessoas acompanham as trajetórias dos personagens em uma encruzilhada, entre orelhões e outdoors estilizados e que tem grande representatividade dentro do contexto proposto pela Cia. O cenário foi desenvolvido por Luís Rossi e a iluminação é assinada por Erike Busoni.
A peça estreou em outubro de 2008 no mesmo local onde cumpriu temporada até o final do ano. Foi selecionada para o FILTE (Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia), que acontece em setembro de 2009 em Salvador, e traça um representativo painel de espetáculos de teatro de grupo do Brasil e América Latina.

Homem Cavalo & Sociedade Anônima
. Com Cia Estável de Teatro. Reestreia dia 4 de abril, às 20 horas no Arsenal da Esperança. Texto - criação coletiva. Direção - Andressa Ferrarezi. Elenco - Daniela Giampietro, Maria Carolina Dressler, Nei Gomes, Osvaldo Hortencio, Osvaldo Pinheiro e Sandra Santanna. Assistência de Direção - Luciano Carvalho. Núcleo de Dramaturgia - Andressa Ferrarezi, Daniela Giampietro, Luciano Carvalho e Osvaldo Hortencio. Orientação de Dramaturgia - Cássio Pires. Preparação Corporal - Maria Carolina Dressler. Direção Musical e Músicas - Osvaldo Hortencio. Orientação Musical – Bakhy. Cenário e adereços - Luís Rossi. Núcleo de figurino - Maria Carolina Dressler, Maria Eunice e Sandra Santanna. Iluminação - Erike Busoni. Equipe técnica - Flávia Morena, José Rodrigues, Marcus Filó, Maurício Hiroshi e Zeca Volga. Equipe de registro - Dimarina Freitas (Audiovisual) e Luciano Carvalho e Sidney Nunes (Escrito). Designer - Marcelo Meniquelli. Produção - Cia. Estável de Teatro. Assistência de Produção - Flávia Morena. Duração - 90 minutos. Classificação - 14 anos. Ingressos - 1 kg de alimento não perecível. Temporada - de 04 de abril a 31 de maio. Sábados e domingos às 20h. - Em dias de chuva não haverá espetáculo.

Arsenal da Esperança -
Rua Dr. Almeida Lima, 900 – Brás (próximo a estação Bresser-Mooca do Metrô). Informações - (11) 8708-9563 / (11) 8249 8558. Capacidade - 50 lugares.

Nenhum comentário: